Neste programa de mestrado, a atuação na área de concentração escolhida envolve atividades em várias subáreas da Ciência da Computação, concentrando-se em duas linhas de pesquisa: Sistemas de Computação (SC) e Computação Inteligente (CI). No caso específico desse projeto, uma das principais intenções é o desenvolvimento regional, aplicando conceitos de Ciência da Computação para a pesquisa e resolução de problemas do cotidiano. Dessa forma, outras áreas de conhecimento da nossa instituição e/ou externas, provenientes ou não de Estados e regiões diferentes, podem atuar em conjunto com essas duas linhas de pesquisa, permitindo aplicá-las em seus respectivos problemas de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias e soluções. Essa interdisciplinaridade possibilita o fomento de projetos, parcerias, colaborações e investimentos em pesquisa como soluções para problemas reais regionais.
Sistemas de Computação
Esta linha de pesquisa trata da proposição e avaliação de metodologias, arquiteturas, técnicas e algoritmos que visam aprimorar o desenvolvimento e funcionamento de sistemas computacionais. Focamos em técnicas de modelagem para criar sistemas modulares e em algoritmos para aprimorar a organização e manipulação de dados. Nesse sentido, são propostos estudos visando aprimorar tanto o processo de desenvolvimento de software quanto a qualidade dos sistemas desenvolvidos. Além disso, serão realizadas propostas, avaliações, aprimoramentos e validações de soluções relacionadas à lógica e infraestrutura de armazenamento, processamento e transmissão de dados, bem como a distribuição, comunicação e escalabilidade de sistemas computacionais.
Computação Inteligente
Tem como objetivo principal estabelecer e divulgar expertise na modelagem e na solução de problemas reais por meio de uma abordagem computacional e matemática não convencional, focada em paradigmas da Inteligência Computacional e Modelagem Matemática em suas principais ramificações. Esta linha desenvolve temas em Inteligência Artificial (Simbólica e Computacional), aplicando modelagem algorítmica para solucionar problemas de otimização em diversas áreas, como transportes, biologia computacional e planejamento de redes.